Torcida

Segundo pesquisa realizada pelo instituto IBOPE, encomendada pela revista Lance! e divulgada em 31 de maio de 2010,o clube possui a terceira maior torcida do país, atrás somente de Flamengo e Corinthians. No estado e na cidade de São Paulo, o clube conta com a segunda maior torcida.

Além disso, ainda pelo instituto Datafolha em pesquisa realizada em 31 de julho de 2008,na faixa de quatro a doze anos de idade, o São Paulo Futebol Clube encontra-se na segunda posição, atrás apenas do Flamengo.


já no âmbito mundial, existem dois levantamentos, em um deles a torcida do Tricolor Paulista é a sétima maior, ficando na frente de clubes mundialmente consagrados como MilanRiver PlateReal MadridBarcelona e Internazionale.





No segundo, ela chega à quinta posição no mundo ultrapassando Juventus e Boca Juniors que na pesquisa anterior ficam à frente.


De acordo com o ranking nacional do Movimento por um Futebol Melhor, o São Paulo aparece em quinto lugar no que tange um número aproximado de 75.000 sócios-torcedores, ficando atrás, respectivamente, do GrêmioCorinthians,Palmeiras e Internacional.

Na cidade de São Paulo, a torcida são-paulina é, percentualmente, a terceira que mais frequenta os estádios nos jogos do clube com 25% de assiduidade, à frente dos torcedores corintianos e atrás dos palmeirenses e santistas.

Paulista Championship Trophy.pngOs dados do Datascript, em pesquisa solicitada pelo jornal O Globo e realizada em 17 capitais e outros 95 municípios do País, contando com mais de 6 mil entrevistados, relatam que a torcida tricolor representa 8,2% da população brasileira (ou seja, quase 17 milhões são-paulinos Brasil afora), confirmando os dados do Datafolha e também a média geral de todas as pesquisas realizadas desde 1998.


O São Paulo foi pioneiro em torcidas organizadas.
Hoje o clube tem como principais torcidas organizadas a Torcida Independente e a Torcida Dragões da Real, sendo um dos poucos clubes a ter duas torcidas organizadas ditas grandes. Possui ainda outra organizada, a Falange Tricolor



O "desempenho" da torcida tricolor em 2014 é o melhor obtido pelo clube desde o Campeonato Brasileiro de 1981, quando os jogos do São Paulo atraíram ao Morumbi 41 mil torcedores, em média. A participação da torcida na atual temporada é a terceira maior da história do time (atrás também de 1977), e assim supera grandes campanhas, como a do título brasileiro de 1986 (média de  29.483) e a de 2007 (com 28.662 torcedores por jogo).


Paulista Championship Trophy.pngMaiores médias de público como mandante Brasileirão 2014 até a 17ª rodada

ClubeTotalJogos  Média
São Paulo FC (SP)269.718929.969
SC Corinthians P (SP)224.338828.042
Fluminense FC (RJ)197.829921.981
CR Flamengo (RJ)192.147921.350
Cruzeiro EC (MG)170.010821.251





Lugano chega a São Paulo nos braços da torcida: "É uma loucura, é demais"


Mais de 1.000 torcedores do São Paulo recepcionaram nesta terça-feira o ídolo Diego Lugano no aeroporto de Guarulhos. Os tricolores fizeram uma festa grandiosa e que contou com sinalizadores, bandeiras e gritos que exaltavam os feitos do "Deus da Raça" no Morumbi.



Paulista Championship Trophy.pngMorumbi lotado bate até final do Carioca e lidera ranking no Brasil em 2015

O São Paulo teve uma participação especial no Morumbi nesta quarta-feira, que acabou sendo crucial para a vitória por 1 a 0 contra o Cruzeiro, pelas oitavas de final da Copa Libertadores: a torcida. Os tricolores nas arquibancadas deram à equipe recorde de público no Brasil em 2015.

A torcida nas arquibancadas foi fundamental para o triunfo que deu ao São Paulo vantagem nas oitavas da Libertadores.



As 66.369 pessoas que lotaram o Cícero Pompeu de Toledo superaram até a decisão do Campeonato Carioca entre Botafogo e Vasco, quando 66.156 torcedores marcaram presença no jogo que deu o título à equipe cruzmaltina.






Goleiro, artilheiro e cantor: Rogério Ceni se despede em festa no Morumbi


As bandeiras de mastro e os sinalizadores, proibidos em jogos comuns no estado de São Paulo, terminaram por compor o cenário de festa no Morumbi lotado.

Rogério Ceni São Paulo torcida (Foto: Marcos Ribolli)





Paulista Championship Trophy.pngTorcida no Brasil e no Japão Fazem a Festa



Ser são-paulino é não ter fronteiras para acompanhar o São Paulo onde quer que ele vá jogar. E isso ficou provado na histórica campanha do tricampeonato mundial - 1992, 1993 e 2005. Mesmo do outro lado do mundo, a torcida não deixou de prestigiar o time do coração.

Na trinca tricolor na terra do sol nascente, mais de 150 mil torcedores acompanharam diretamente do estádio as conquistas do São Paulo, além de milhares espalhadas pelo mundo. Em 1992, 60.000 pagantes estiveram no Estádio Nacional de Tóquio para ver a vitória por 2 a 1 sobre o Barcelona, com dois gols do meia Raí.

No ano seguinte, outro grande público. Na épica e inesquecível vitória por 3 a 2 sobre o Milan (ITA), com gols de Palhinha, Toninho Cerezo e Muller, 52.275 pagantes lotaram novamente o Estádio Nacional de Tóquio. E, mais uma vez, festa tricolor com muito sushi, comida típica japonesa.

Em 92, a torcida brasileira invadiu o campo. Foi a primeira vez que isso aconteceu (risos) no Japão. Não tinha como evitar. Você entrava no estádio pela pista de atletismo. Já no segundo ano tinha uma segurança maior e aí foi mais difícil. Mas foi muito bacana o apoio que recebemos", ressaltou Zetti, bicampeão mundial.

E 66.821 pessoas tiveram a oportunidade de estar presente em uma das principais atuações do goleiro Rogério Ceni com a camisa do São Paulo. Jogo eleito pelo próprio jogador. Na final do Mundial de 2005, São Paulo e Liverpool se enfrentaram no Estádio Internacional de Yokohama. 


Neste mesmo ano, a capital paulista parou para receber os campeões mundiais. O aeroporto de Cumbica se transformou em um verdadeiro estádio, lotado de são-paulinos. Em um trio-elétrico, o grupo saiu direto da pista para ruas e seguiu por São Paulo até chegar no Estádio do Morumbi, onde a festa foi completa.


JapãoA torcida possui várias sub-sedes espalhadas no interior de São Paulo,uma delas no vale do paraíba, na cidade de São José dos Campos-sp e em outros estados do Brasil, possui ainda uma sub-sede fora do país, localizada no Japão.


''Vamo São Paulo, vamo São Paulo, vamo ser campeão!''






Nenhum comentário:

Postar um comentário