Pugilismo

O departamento de pugilismo foi criado em 1943 e conseguiu tornar-se campeão em torneios profissionais e amadores. Foi berço de alguns pugilistas de renome internacional tais como Éder Jofre, Kaled Cúri, Jorge Maluk, Vicente dos Santos, Lúcio Gatoni, Paulo Sacomon, Valdemar Adão e Jorge Sacoman.

Compreendida entre as décadas de 4050 e 60, a era de ouro do pugilismo teve como pilar a Academia de Boxe das famílias Zumbano/Jofre, onde os atletas eram treinados em sua maioria por Aristides Kid Jofre, pai de Éder Jofre. Nessa época formou lutadores que se tornaram famosos e conquistaram títulos brasileiros, sul-americanos e mundiais.

Nos anos 1990 o boxe do São Paulo tornou a se destacar sob o comando de Antônio Carollo com as conquistas dos títulos paulista e brasileiros de 1992 e 1995.

Paulista Championship Trophy.pngPaulista Championship Trophy.png1992 e 1995.

Em 3 de agosto de 2002 o boxeador Acelino Freitas, o Popó, derrotou por pontos o nigeriano Daniel Attah, em Phoenix, capital do ArizonaEstados Unidos e representou, nessa ocasião, as cores do São Paulo. Houve inclusive a tentativa de marcar uma luta do pugilista para o Estádio do Morumbi, porém sem sucesso.



BrasilAcelino "Popó" Freitas (Salvador21 de setembro de 1975) é um pugilista e político brasileiro, tetracampeão mundial em duas categorias diferentes de boxe. Popó foi candidato a Deputado federal pela Bahia, em 2014, pelo Partido Republicano Brasileiro (PRB) e não foi eleito para novo mandato, obtendo 23.017 votos 

Popó fez sua primeira luta no dia 14 de julho de 1995, vencendo por nocaute aos 34 segundos do primeiro round.

Paulista Championship Trophy.png título Mundial

Paulista Championship Trophy.pngcampeão do Mundo Hispano pela WBC (Conselho Mundial de Boxe).

Paulista Championship Trophy.pngConquistou o título latino da IBF (Federação Internacional de Boxe) ao derrotar o colombiano Arcelio Diaz no primeiro round. 

Paulista Championship Trophy.png foi campeão brasileiro na categoria Super-leve.

Paulista Championship Trophy.pngEm outubro de 1998 foi campeão do título NABO, titulo regional da WBO (Organização Mundial de Boxe), ao vencer o mexicano José Luis Montes por nocaute no primeiro round.


Popó assinou contrato com a Showtime, e passou a ter suas lutas transmitidas para os Estados Unidos.

Depois de se aposentar, Popó se tornou deputado federal pela Bahia. Em 2011, decide fazer uma luta de exibição para seu filho mais novo que nunca o tinha visto lutar. Popó começa a treinar para uma luta de exibição que marcaria sua despedida definitiva do esporte.

Em 2014, afirmou que pensaria em voltar novamente a lutar e que desafiaria alguns pugilistas, como Manny PacquiaoJuan Manuel Márquez e Floyd Mayweather. Para isso, Popó começou a treinar e fazer dieta, tentando alcançar os meio-médios, no peso até 66kg, já que está acima desse peso.

Em julho de 2015, Popó anuncia que sua luta de retorno seria contra o argentino Mateo Veron que acontecerá no dia 15 de agosto, na Arena Santos, litoral de São Paulo, após o cancelamento da luta de revanche com Michael Oliveira.[9] Popó dominou nos três rounds que decorreu a luta e ao afim nocauteou o rival que caiu desacordado e o árbitro encerrou a luta.










Nenhum comentário:

Postar um comentário